ADOLESCÊNCIA


O que é adolescência?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é um período da vida, que começa aos 10 e vai até os 19 anos, e segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente começa aos 12 e vai até os 18 anos, onde acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. Adolescência, uma etapa maravilhosa da vida, que muitos insistem em chamar de “aborrescência”. O começo de um despertar para um mundo novo, onde posso ser ator/atriz principal de minha vida, e por conseqüência adquirir a capacidade de poder mudar meu país. Ainda bem que eu encontrei meu espaço, ou melhor, lutei por ele, espaço esse em que posso participar. Geralmente nunca nos deixam participar e com isso aquela vontade natural de mudar o mundo é esquecida, ou melhor, dá lugar a um conformismo ou será inconformismo? E aí aquela ânsia de transformar muitas vezes é trocada pela única forma que encontramos de deixar a nossa marca (depredando orelhões, pichando, etc...) no mundo. Não podemos decidir sobre nossa vida, mas a vida acaba decidindo pela gente: Quando será a primeira vez? Já rolô! Usar camisinha? Não sei! Ih, não tenho agora! Conversar ou não com os pais? Ah eles não me entendem e nem vão me escutar mesmo. Participando a gente pode mudar isso, acredito em mim e em todos os adolescentes que tem essa vontade de mudar e criar um mundo melhor, com a nossa cara..

Quantos somos?

No mundo todo, hoje se estima que haja 1 bilhão de pessoas vivendo a adolescência, ou seja, quase 20% da população mundial. No Brasil, somos cerca de 34 milhões de adolescentes*, 21,84% da população total do país.

Como somos no Brasil?

~ 1,1 milhão de analfabetos/as.
~ 76,5% desses analfabetos/as se encontram no nordeste.
~ 2,7 milhões de 07 a14 anos estão fora da escola (10% da faixa etária).
~ 4,6 milhões de 10 a 17 anos estudam e trabalham.
~ 2,7 milhões de 10 a 17 anos só trabalham.
~ Desses dois grupos, 3,5 milhões trabalham mais de 40 horas semanais.

(http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/saiba_mais_nos.asp?secao=saiba&tema=nos)

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial

About Me

O blog foi criado pelas alunas da UCB, para um trabalho de Introdução ao Estudo Superior. O intuido do blog é informar as pessoas sobre o assunto SEXO NA ADOLESCÊNCIA. Apesar de todo modernismo, o assunto ainda é tratado como uma coisa de outro mundo. Os pais deveriam ter a iniciativa de conversar com os filhos sobre o assunto, porque um sexo irresponsável pode trazer varias consequêcias para a vida dos jovens, uma delas é a gravidez precoce que tambem é um assunto abordado pelo o grupo.

Followers


Recent Comments